Empresas à venda!

O atual momento econômico onde a crise de liquidez associada à redução das vendas castiga, sem piedade, desde as pequenas até as grandes corporações, trás no seu bojo uma grande oportunidade para aquisição de empresas que encontram dificuldades para manter o seu negócio em pleno funcionamento.

Vários fatores têm levado empresários a analisarem a possibilidade de venderem suas empresas, hipótese que antes nem era considerada.

A restrição ao crédito de uma forma geral, aliada ao alto grau de alavancagem de algumas empresas formou uma química explosiva que foi potencializada pelo vencimento de compromissos junto a fornecedores, impostos e a necessidade de honrar a folha de pagamento mensalmente, uma pressão descomunal sobre o caixa dos negócios que financiavam as suas atividades e projetos de crescimento com recursos de terceiros e concentrados no curto prazo.

Uma estratégia financeira que nada tinha de errado, aliás, era a mais usual dentre as empresas de pequeno e médio porte, o que ninguém contava era que o cenário sofreria uma mudança tão drástica e de forma tão rápida, a ponto de não permitir a transição para uma posição financeira mais confortável.

Fato é que o problema está instalado e a busca de alternativa é urgente e necessária. Cada empresa se socorre da forma que pode, seja buscando novas fontes de financiamento com prazos mais longos, seja liquidando ativos ou implantando um rigoroso programa de corte nos custos.

Ocorre nem todas as empresas possuem ativos para serem vendidos ou já esgotaram essas possibilidades, o aperto ainda persiste e seus sócios já vêem na venda no negócio uma alternativa para recuperarem parte do dinheiro investido.

Ideal que não estivesse ocorrendo tal situação, mas já que se trata de uma realidade, é importante relatar, as oportunidades de compra de empresas nunca estiveram tão favoráveis, tanto para aqueles que pretendem ampliar seus negócios via aquisições de concorrentes, quanto para quem se prepara para abrir um negócio próprio e poderá garimpar uma boa oportunidade de compra e já iniciar alguns passos à frente.

Importante observar que por estar com um preço de compra interessante não significa que todos os negócios serão lucrativos quando forem assumidos pelo novo empreendedor, investigue ao máximo o modelo do negócio e sua viabilidade, busque auxílio de contadores e advogados e muito cuidado para não comprar gato por lebre.

No mais, boas compras!

Autor: Sergio Oliveira

Fonte: Blog do Emprendedor

Voltar para a Listagem