A Dal Pizzol ..
Traz consigo uma tradição na vitivinicultura iniciada ainda no século 19, quando os primeiros imigrantes da família chegaram ao Brasil em 1878. Vindos da localidade de San Pietro Di Feleto, Povincia de Treviso na Itália, começaram a cultivar seus primeiros parreirais em Faria Lemos, distrito localizado a 11km do centro de Bento Gonçalves/RS.
Com sua dedicação à produção de uvas e elaboração de vinhos finos, em 1974 Atílio Dal Pizzol fundou formalmente a Vinícola Monte Lemos, mais conhecida como Vinícola Dal Pizzol. A família trouxe consigo um talento natural, além de vasta experiência, sabedoria e sensibilidade, passados para as próximas gerações e praticados até hoje, características que permitiram alcançar vinhos de qualidade.
Desde o primeiro vinho até a atual geração, administrada pelos Filhos de Atilio Dal Pizzol, o trabalho familiar, o amor dedicado ao cultivo de castas nobres, o trato cuidadoso na elaboração dos vinhos e o atendimento personalizado promovem uma experiência singular ao vivenciar os costumes e as práticas mais tradicionais da cultura vitivinícola.
Descobrir o universo Dal Pizzol degustando seus vinhos e espumantes e conhecendo mais sobre a história dessa bebida ou desfrutando de um tour pelos belos e incomparáveis atrativos em meio a natureza, é com certeza uma experiência inesquecível.
Passados 142 anos e com 6 gerações no Brasil e 7 anteriores no Norte da Itália, a família Dal Pizzol mantém um verdadeiro patrimônio em vinho e cultura
Desde sua fundação, a Vinícola Dal Pizzol se empenha na aplicação de um conceito diferenciado na elaboração do vinho que prioriza a qualidade em todas as etapas, iniciando pelo vinhedo.
Para isso, são mantidas parcerias com produtores que recebem acompanhamento técnico de enólogos e engenheiro agrônomo da vinícola. A assessoria acontece durante todo o processo, desde a variedade de uva a ser implantada em um novo local até a sua colheita.
Cada produtor recebe uma cartilha de procedimentos e boas práticas para o cultivo da videira, inclusive com instruções sobre o limite de produção por área, variedade e sistema de condução da parreira. Essa parceria também contempla benefícios conforme a qualidade e tratos culturais implementados no vinhedo para cada safra.